Quais as diferenças entre um cuidador e um AT psicólogo?
Os objetivos do AT podem ser os mais variados possíveis, de acordo com a formação do profissional que está realizando este serviço. Um AT da terapia ocupacional por exemplo, pode utilizar seu tempo com o paciente para ensina-lo a manusear os talheres casos de deficiência física. Ou um fisioterapeuta pode trabalhar determinadas regiões musculares no seu tempo como AT. Um enfermeiro pode fornecer os cuidados básicos de saúde e higiene.
Por outro lado, nós da Margem somos psicólogos, e nosso trabalho como AT caminha em uma direção consoante com a psicanálise, e com os objetivos de uma psicoterapia. Nossos profissionais são especializados no tratamento das psicoses e da dependência química, duas condições psicológicas que muitas vezes se misturam. Sendo assim, nossos serviços prestados como AT não se configuram como um cuidador, mas sim como psicanalistas, capazes de realizar os devidos diagnósticos concernentes aos transtornos mentais em questão, e a partir desse diagnóstico compor, com outras equipes de uma rede de cuidado, um plano terapêutico singular que visa manejar, individualmente, cada caso que se apresentar.
Nos casos em que é necessário um cuidador para gerir os afazeres do dia-a-dia e fornecer cuidados mais prolongados, os profissionais da Margem podem trabalhar em conjunto com esses outros.
Comments